Beber Moderadamente prolonga a vida

     Estudos comprovam, que se você é aquele tipo de pessoa que não abre mão do seu copinho de vinho ou sua cervejinha no final de semana, mas sem exagero, pode viver mais e, talvez possa acrescentar, com mais prazer. Por duas décadas, pesquisadores americanos acompanharam 1800 pessoas com idade entre 55 e 65 anos para investigar a relação entre o consumo de álcool e a expectativa de vida. O resultado é surpreendente: a taxa de mortalidade se mostrou maior entre os abstêmios.

     Os efeitos do álcool no organismo são bem conhecidos no que diz respeito aos estragos causados pelo excesso. Mas ninguém sabe exatamente como o consumo moderado ajuda a prolongar a vida. Os especialistas sabem que o álcool tem a capacidade de proteger o coração de uma série de doenças. Ele é capaz de afinar o sangue e de romper placas de gordura já formadas, que podem obstruir a passagem pelas artérias. “Sabemos apenas que o álcool na dose certa faz bem, mas não temos ideia de quais são os componentes que agem de forma benéfica no organismo”.

A taxa de mortalidade foi de:

Abstêmios: (não consomem álcool) 69%

Bebedores pesados: (mais de 42 gramas de álcool por dia) 60%

Bebedores leves: (menos de 14 gramas de álcool por dia) 46%

Bebedores moderados: (14 a 42 gramas de álcool por dia) 41%

     Além de tudo, o álcool também aumenta o nível de colesterol bom e previne a  formação de placas de gordura que podem obstruir as artérias, e melhora a ação da insulina, substância responsável pela metabolização do açúcar.

     Mas não vamos exagerar no álcool tá? O excesso pode causar muitos malefícios como atrofio em várias áreas do cérebro e redução no fluxo sanguíneo, o que contribui para a demência. Com o tempo pode causar gastrite e o esforço para metabolizar o álcool sobrecarrega o fígado propiciando acúmulo de gordura no órgão e até desencadear uma cirrose.

         Meu conselho, não deixe de beber quando estiver com vontade, mas não vai exagerar.

 

Fonte: Revista Veja
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s