Pan gera embate entre Globo e Record

     Se a transmissão dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara é um teste para a Record visando a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, também é uma prévia do que pode acontecer em relação à sua disputa particular com a Globo. A emissora da família Marinho utilizou imagens dos jogos fornecidas pela Associated Press Television News (APTN) em seus programas jornalísticos, material que é embargado para a Argentina e o Brasil.

Contrariada com o caso, a Record divulgou nota assinada pela Central Record de Comunicação, na qual informa que “diariamente, disponibiliza dois minutos de um resumo de imagens dos Jogos Pan-Americanos” e por isso “não compreende por que uma emissora de televisão brasileira tenha utilizado imagens do evento sem procurá-la, já que é a detentora dos direitos exclusivos de transmissão do evento para o  Brasil”.

Já a Globo, por meio da Central Globo de Comunicação, respondeu também em nota que usou alguns segundos de imagens da APTN, de quem é cliente, e que no script das imagens não havia embargo para o território brasileiro. No entanto, reconheceu o erro. O texto prossegue dizendo que “a APTN, em resposta aos nossos questionamentos de hoje cedo, esclareceu que o representante deles na OTI ‘finalmente respondeu esta tarde’, informando que, sim, há restrições para Argentina e Brasil e que, ‘de agora em diante’, os clientes nesses países não podem mais fazer uso das imagens.

O comunicado termina com um pedido de desculpas da Associated Press: “A APTN diz no email (que) ‘se desculpa por qualquer problema que possa ter causado’ e esclarece que ‘tudo se deveu a um erro do detentor dos direitos’, no caso a OTI”. Após o episódio a Globo passou a dar notícias dos jogos sem o uso de qualquer imagem.

O resumo de imagens disponibilizado pela Record pode ser utilizado pelas emissoras que assinarem um termo de compromisso de disponibilização, documento exigido internacionalmente por eventos esportivos ligados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com o canal, SBT, Rede TV, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta, Bandsports, Bandnews, ESPN e Esporte Interativo já assinaram o termo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s