O fim das “imagens meramente ilustrativas”. Será?

 

      Uma proposta no mínimo polêmica está tramitando na Câmara de Deputados, que interferem diretamente no nosso mercado publicitário. O Deputado Federal Francisco Araújo (PSD-RR), propõe que não haja nenhum tipo de desparimento entre a imagem apresentada pelo anunciante para com o produto real. Já imaginou, comer um verdadeiro Big Mac, assim como o McDonalds mostra nos comerciais?

     Com essa prática, ações como vemos hoje de “ilustração meramente ilustrativa’ pode sim ser considerada como propaganda enganosa. O projeto propõe a alteração dos artigos 30 e 36 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que deu origem ao Código de Defesa do Consumidor. Vamos ver em que os artigos interferem:

 Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.

     E o que você acha? Como consumidor e como publicitário? Talvez essa seja a forma de comprarmos algo que, no nosso imaginário, seja como essa imagem acima, e recebermos como essa imagem abaixo. Você acha que é melhor continuar como está, vendo uma imagem na foto e quando o produto chega é outra coisa, mas a fota desperta seu apetite ou você quer que a lei entre em vigor e você realmente veja a foto do que você estará comendo? deixe seu comentário com sua opinião a respeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s