Pique a todo vapor no Carnaval

Saiba algumas sugestões de como manter a energia em alta em todos os dias de festa

Estamos quase no Carnaval e você já está animadíssima para os dias muita festa, música e agitação? Se a resposta foi positiva, o ideal é que você mantenha essa empolgação até o último dia de folia, deixando o desânimo e os imprevistos para bem longe da sua comemoração.

Para quem vai pular em blocos, salões e avenidas durante todos os dias de folia, é importante estar com a energia em alta e tomar alguns cuidados para manter o pique a fim de festejar com muita disposição.

Além de ficar de olho na alimentação, existem algumas dicas valiosas para o corpo não sofrer com todo o agito que o Carnaval possibilita.

Como o período acontece durante o verão, é imprescindível manter os cuidados com a hidratação, além de usar roupas leves e protetores solares. Assim, você já afasta vários problemas que poderiam ser causados pela transpiração, excesso de álcool e pelo sol forte: fatores que podem acabar com um feriadão já no primeiro dia se não a pessoa não se cuidar.

Se você não faz uma atividade física, pular durante dias e noites seguidas pode resultar em muitas dores no corpo todo e esgotamento físico. Por isso, um bom alongamento é sempre bem-vindo e pode deixá-la ainda mais disposta, sendo que o exercício pode ser feito mais de uma vez por dia.

Já quem se exercita frequentemente em sua rotina normal, pode continuar a atividade durante o carnaval, fazendo uma caminhada ou uma corrida em horários em que o sol esteja baixo. Se alimentar com itens que fornecem mais energia ao corpo também é uma ótima pedida para manter o pique em alta.

Confira abaixo mais algumas dicas:

Fonte: Thinkstock

  • Ainda é verão no Brasil e o calor está presente em todo o país. Por isso, é importante usar roupas leves, soltinhas e claras, principalmente nas comemorações durante o dia;
  • Dê preferência às opções de roupas mais frescas feitas de algodão, malha fria ou dry fit (tecido que absorve a transpiração e mantém o corpo seco);
  • Sapatos e sandálias de salto alto, colegas, só para as passistas da Sapucaí! É importante você usar um sapato baixo e bem confortável para não ficar com o pé doendo e não perder um minuto da folia. Assim você não se cansa e aproveita muito mais. Dê preferência aos tênis ou sapatilhas para dançar com mais conforto e proteção contra “pisões”;
  • Tome um café da manhã reforçado e garanta a energia matinal com sucos naturais, pães, frutas e com o iogurte, que é um ótimo alimento que favorece o aumento das defesas do organismo;
  • Além de serem de fácil digestão e boas para o intestino, as opções de iogurte que possuem probióticos são de boa ajuda para a imunidade do corpo, prevenindo contra resfriados ou outras infecções oportunistas;
  • Tenha sempre com você alimentos leves e energéticos para momentos em que aquela fominha bater. A banana é uma ótima opção de fruta, que, além de fornecer energia, é ótima para a fadiga muscular e câimbras, pois é fonte de potássio. Biscoitos integrais, mix de castanhas e frutas secas, barrinhas de cereais e sanduíches light também são excelentes opções;
  • Você pode complementar o suprimento de nutrientes vindos da alimentação com suplementos como o de vitamina C ou os multivitamínicos;
  • Hidrate-se bem, mas não estamos falando de beber muito líquido alcoólico, meninas! É claro que as bebidas com álcool fazem parte das comemorações, mas é preciso ir com calma e respeitar os limites do seu corpo. Não abuse, pois uma ressaca forte pode atrapalhar muito a sua disposição e o seu Carnaval. Para se hidratar de verdade, beba muita água, chás, sucos naturais e água de coco;
    • Carregue um squeeze com você abastecido de água, suco ou chá diet. As bebidas energéticas devem ser consumidas com muita cautela, pois são estimulantes e podem prejudicar o sistema nervoso e cardíaco. Os isotônicos também são opções que devem ser ingeridas com moderação;
    • Cuidado com comidas fortes feitas com frutos do mar, creme de leite e maionese. Além das frituras, é claro. Prefira opções leves, que tenham como acompanhamento verduras e legumes, mas sempre contendo carboidratos para garantir energia como arroz, batata, macarrão ou mandioca. Você também pode optar pelas opções integrais de arroz e macarrão, que são mais saudáveis e possuem mais fibras;
    • É preciso muita atenção também em opções alimentares de rua. Observe bem a procedência e o aspecto do alimento a fim de evitar intoxicações e infecções intestinais, que podem te deixar longe da folia por muitos (ou todos) dias;
    • Não descuide da pele e da proteção geral contra os raios solares. Utilize protetor solar, aplicando já antes de sair de casa e carregue o frasco do produto com você para reaplicar com o passar do dia. Use também óculos escuros e proteja a cabeça com chapéu ou boné, principalmente nas horas de sol mais forte. Esses cuidados evitarão muitos problemas de queimaduras e insolação;
      • Música o tempo todo. Ficar ligada nas músicas que são os hits do Carnaval no momento (ou mesmo dos passados) pode deixar você mais animada durante o dia todo, divertindo-se com os amigos o tempo inteiro, desde os momentos em casa (hotel ou pousada) até na hora de cantar com toda a multidão na folia;
      • Alongue seu corpo. Pegue como base os movimentos que você costuma fazer na academia, na ginástica laboral, na ioga, qualquer que seja, e os faça todos os dias de Carnaval. Foque mais nos exercícios de alongamento nas pernas e nos pés que serão as partes mais exigidas durante as festas;
      • Durma bastante para repor as energias perdidas na festa. Mesmo que você queira virar noites festejando, essa pode não ser uma boa ideia, pois além de esgotar o corpo, a exaustão pode bater na hora que você menos deseja. Por isso, mantenha o sono em dia.

Gostou? Deixe seu comentário! E bom divertimento!!! Bjinhooss

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