Bagagem sem excessos

Sabe aquela dor nas costas insistente sem nenhuma causa aparente? A culpada pode ser a sua bolsa. Algumas mulheres, preocupadas mais com o estilo do que com a saúde, optam por modelos pouco práticos e prejudicam a postura. “O ideal é que o peso de sua bolsa não ultrapasse 10% do peso do seu corpo”, ensina o fisioterapeuta Fernando Werneck, da Be Healthy, no Rio de Janeiro.De acordo com o profissional, modelos com alças curtas, que são carregados no antebraço, com o cotovelo flexionado, são os maiores responsáveis por lesões. “A mulher se sente muito bonita, muito chique, mas na verdade ela está tensionando a musculatura do pescoço para segurar a postura e a bolsa”, esclarece.

As mochilas são a melhor opção para carregar seus pertences sem prejuízos à saúde, pois o peso da bolsa fica equilibrada entre as duas extremidades do corpo. “Dificilmente vemos mulheres com mochilas. Então, a segunda melhor opção são os modelos de bolsa transpassados”, acrescenta Werneck. Ainda assim, é preciso ficar atenta à posição: “O mais importante é mudar a bolsa de lado constantemente, porque ficar na mesma posição encurta a musculatura e vicia a postura de um lado só.”

Para evitar males como torcicolo, dores na lombar ou até mesmo uma escoliose, o fisioterapeuta recomenda: “Antes de sair de casa, tire da bolsa o supérfluo, leve somente o que vai precisar. Procure embalagens de produtos pequenos, desodorante, perfume, maquiagem. Ao reduzir à metade o peso de cada coisa levada, você reduz pela metade o peso total da bolsa”. E não espere sentir dores no ombro para mudar a bolsa de lado. “A troca tem que ser anterior ao incômodo. Se você percebe que já está tempo demais na mesma posição, é hora de carregar a bolsa de outra maneira”, garante Werneck.

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