Preserve a natureza e viva melhor!

Os problemas e as consequências de atos coletivos impensados, como o aquecimento global, são alertas para a necessidade da mudança de hábitos. Como colaborar para criar um lugar melhor para se viver? Confira as dez dicas de Estanislau Maria, coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. “Começar mudando pequenos atos do dia a dia pode ajudar a criar um novo estilo de vida, que preze mais por você mesmo, pelo outro e pelo planeta. Afinal, ações pontuais e esporádicas têm impacto reduzido. O que muda mesmo a vida nas cidades e no planeta são boas práticas repetidas ao longo da vida e por muita gente”, acredita Maria.
Consuma energia com consciência
“Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso, procure utilizar luz natural sempre que possível e, na medida do possível e dentro de seu planejamento financeiro, troque seus equipamentos por outros mais eficientes. Sempre usar o bom senso no uso da telefonia, da internet, da TV e outras ações que demandam energia.”

Evite desperdício de comida
“Para as refeições, não desperdice nas compras e no preparo. Assim evitamos sobras e comida no lixo.”

Planeje as compras
“Faça um planejamento prévio do que comprar, a boa e velha listinha. Comprar realmente o necessário, ler os rótulos atentamente e não se ligar apenas no preço e na marca. Busque informações sobre toda a cadeia produtiva do bem, a história do produto e das empresas envolvidas no processo.”

Transporte consciente
“Vá ao trabalho a pé ou de bicicleta. Se for de carro, dê carona e procure abastecer com o combustível que tiver o menor impacto ambiental. Se o transporte coletivo for a opção, trem ou metrô também causam menos impacto.”

Pesquise sobre a marca
“Vista roupas de marcas de procedência conhecida.”

Não caia no “marketing verde” e “marketing social”
“Procure informações sobre as práticas de responsabilidade socioambiental da empresa. Veja se ela faz mesmo o que fala. Se ela não fizer, documente a história e ponha na internet. Youtube, orkut, facebook e twitter são hoje canais eficientes de protesto.”

Doe
“Faça um inventário do que tem e não usa mais. Doe esses produtos ou participe de feiras de trocas.”

Não deixe os aparelhos em stand by
“Não é só aquela luzinha que você vê no painel, há um circuito que mantém o aparelho em stand by e também consome energia. Desligue no botão liga-desliga ou tire da tomada.”

Não desperdice água
“Escove os dentes com a torneira fechada e utilize uma quantidade consciente de pasta de dente, da qual deve sempre procurar saber a origem. Hoje já existem pastas de dente sustentáveis, sem o uso de sacarinas, corantes artificiais, abrasivos, parabenos e flavorizantes artificiais. Reduza o tempo de banho em cinco minutos, desligando o chuveiro para se ensaboar.”

Gere menos impacto ao ambiente
“No lazer, procure programas que valorizem o ser, a companhia, a união e que gerem menos impactos negativos. No trabalho, tenha sua própria caneca para água e xícara para café. Em casa, separe seu lixo, descartando de forma correta.”

Anúncios

Um comentário sobre “Preserve a natureza e viva melhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s