Canjica Cremosa

Ingredientes:

1/2 kg de canjica

Água para cozinhar

20 cravos

2 paus de canela grandes.

1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)

2 latas de leite condensado

1 caixa de leite

Dica: Tenha leite em pó em casa, porque lá no meio da receita eu vou te convencer a usá-lo no lugar do leite (parcialmente). Você também pode precisar de um pouco de açúcar, para adoçar.

Importante: Os ingredientes podem ser substituídos por opções light, desnatado e adoçante culinário.

Modo de preparo:

Lave a canjica em água corrente, usando as mãos para ajudar a eliminar a água branca que vai sair. (Use um escorredor de arroz ou de macarrão, ou uma peneira).

Canjica lavada, é hora de cozinhar!

O melhor é cozinhar na panela de pressão, porque os grãos cozinham infinitamente mais rápido – assim como o feijão. Mas, se você não tiver uma ou não quiser encarar essa “prova de habilidade específica”, cozinhe em uma panela normal, enchendo sempre de água quente para não deixá-la secar.

Ah, se quiser deixar a canjica de molho na água de um dia para o outro, como muita gente faz, ela vai cozinhar mais rápido. Neste caso, use uma vasilha de vidro ou qualquer uma que não seja de alumínio, porque elas soltam alumínio na comida. Cubra os grãos com água fria para deixar de molho.

Se não deixar de molho, não tem problema nenhum, principalmente se for usar a panela de pressão.

Deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, abra a panela e veja se cozinhou. Se a canjica não estiver cozida e tiver pouca água, coloque mais água e volte para o fogo na pressão.

Depois de cozida, aproveite a água do cozimento. Mas ela tem que estar “grossinha” (mais encorpada). Se estiver rala, deixe cozinhar mais. Pode ser na pressão ou com a panela aberta mesmo – que é melhor quando a canjica já estiver no ponto que você deseja.

Use fogo médio, baixando sempre que achar que o fundo pode estar correndo risco de queimar (não se preocupe, você vai perceber isso, se acontecer).

Comece colocando logo os cravos e a canela para apurar o sabor. Adicione o leite de coco e o leite condensado. Fique mexendo o tempo todo, porque se a panela ficar parada o fundo pode queimar! Aliás, use uma espátula daquelas de silicone ou uma colher de pau, essas são as melhores opções para esse tipo de receita.

Você pode tirar quase todos os cravos e a canela se perceber que estão “amarelando o caldo”.

A esta altura, a canjica ainda vai estar aguada, mas conforme for cozinhando, o caldo vai engrossar. Não tenho como te falar o quanto o caldo precisa engrossar.

Ahá, aqui está o pulo do gato! Se fosse uma receita qualquer, esta seria a hora de desligar o fogo. Como a gente quer uma canjica cremosa, a receita continua…

O caldo já engrossou, mas você vai ter que fazer ele passar por esse processo mais uma vez. Para isso, você pode colocar o leite (de caixinha ou leite em pó dissolvido em água), para deixar ele mais ralo de novo.

Depois de acrescentar leite em pó dissolvido (ou o leite de caixinha, se for sua escolha), vá mexendo para engrossar de novo, mesmo esquema de antes.

O gosto dela agora, enquanto está engrossando, não é muito doce, tem mais gosto de coco. Espere ela engrossar de novo para provar, porque ela vai “reduzir” e ficar mais docinha.

Se achar que precisa de açúcar, vá colocando a gosto mas mexa bem antes de experimentar. Se for preciso, vá equilibrando o sabor com leite (agora não recomendo o leite em pó). Não exagere no açúcar.

O importante é que, no final, o tempero tem que estar ao seu gosto e o caldo tem que estar cremosinho. Se você colocar muito leite no final e ela ficar rala, vai ter que engrossar de novo!

Se quiser colocar amendoim, faça ele torrado e adicione à canjica quando ela estiver pronta.

Sirva quente ou fria, se preferir assim.

Conserve na geladeira.

Depois de esfriar, ela vai ficar bem mais grossa, praticamente sem caldo.

Se quiser esquentar ela toda de uma vez na panela, adicione leite e mexa até a hora de desligar. Se for aquecer no microondas (ela toda ou só a sua porção), também acrescente leite e misture antes de esquentar.

Anúncios

Um comentário sobre “Canjica Cremosa

  1. Pingback: Especial Festa Junina | Blog da Mahh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s