O Sonho da Casa Própria

Adquirir a tão sonhada casa própria nunca foi tão fácil para os brasileiros. Com o acesso ao crédito facilitado e o mercado da construção civil aquecido, as oportunidades são muitas e variadas. Contudo, esse sonho ainda tem um preço e é preciso avaliar bem a possibilidade de pagar por ele antes de encaminhar um financiamento.

A vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Celina Martim Ramálio, aconselha cautela e bastante análise antes de se comprometer com um financiamento. “Os juros baixos e os prazos prolongados são uma tentação, mas é preciso ver a aquisição da casa própria como um investimento que precisa agregar valor na formação de patrimônio no longo prazo”, afirma.

Segundo a profissional, é sempre bom entrar em contato com mais de uma instituição e fazer uma simulação de financiamento, identificando as melhores taxas e condições. Depois, é interessante comparar o rendimento com o de outras formas de investimento, como a bolsa de valores, por exemplo, e se certificar de que a aquisição do imóvel é mesmo uma opção lucrativa, ou seja, que faz o seu dinheiro render.

Para quem paga aluguel, o financiamento pode ser uma ótima solução. “Pagar a prestação de um imóvel que será seu, é, sem dúvida, melhor do que gastar em aluguel. Contudo, é importante que a prestação não comprometa mais do que 25% do orçamento para evitar endividamento”, diz a especialista.

Além disso, Ramálio sugere que seja dado de entrada o maior valor possível, para que as prestações sejam as menores possíveis. “Imprevistos acontecem e é sempre bom ter uma margem segura de renda para cobrir todos os gastos sem precisar apelar para empréstimos que podem não compensar o bom negócio feito com o financiamento”, alerta a economista. Outro cuidado que precisa se ter tomado é, se o imóvel adquirido está na planta, ou seja, ainda vai ser construído, é preciso calcular o Índice Nacional de Custo da Construção(INCC), uma taxa que incide sobre a parcela fazendo com que ela aumente mês a mês. E, ainda nesse caso, é importante considerar que na entrega do imóvel será cobrada a parcela da chave que geralmente é um valor significativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s