Gordura na hora certa emagrece?

 

Um estudo feito pelo Instituto de Bioquímica, Ciência da Alimentação e Nutrição
da Universidade Hebraica de Jerusalém revelou que uma dieta rica em gordura em
horários controlados pode emagrecer. A prática também pode fazer com que o
metabolismo utilize essa gordura para produzir energia, ao invés de acumulá-la.
Mas antes de começar a comer alimentos gordurosos, é bom ficar atento a alguns
pontos importantes.

A nutricionista Andréa Santa Rosa, membro da
Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, ressalta que as gorduras são
divididas em saturadas e insaturadas. “As gorduras saturadas estão presentes em
alimentos de origem animal, azeite de dendê, coco e manteiga de cacau. Não
acredito que exista algum poder que cause uma redução de peso. Pelo contrário, é
uma fonte de gordura perigosa que é pré-fator de risco para doenças
cardiovasculares. Já a insaturada, é uma gordura de origem vegetal. Aí sim, o
quadro muda radicalmente. As gorduras mono e poli-insaturadas, quando utilizadas
de maneira correta, auxiliam no processo de emagrecimento por trazerem
saciedade. Além disso, têm poder antioxidante, anti-inflamatório, diminuem a
concentração de LDL (colesterol ruim) e aumentam o HDL (colesterol bom) na
corrente sanguínea”, esclarece.

Os alimentos fonte de gordura mono e
poli-insaturadas são as oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanha do Pará,
castanha de caju, macadâmia, avelã e amendoim sem adição de sal; os óleos
essenciais, como o de gergelim; peixes de água fria, como salmão e sardinha; e o
mais comum, que é o azeite. “É interessante nas pequenas refeições introduzir
sementes e oleagionosas, sem exageros, por trazer saciedade. Podemos também
enriquecer uma vitamina na parte da manhã com alguma oleaginosa com a porção
variando de acordo com o que for utilizar. Nas grandes refeições, almoço e
jantar, poderíamos estar utilizando alguma semente e o azeite de oliva”,
diz.

A nutricionista destaca que é essencial saber que 1 grama de
gordura, seja ela de qual for a origem, possui 9 Kcal. Por isso é preciso ter
cautela, pois 1 colher de sopa de azeite, por exemplo, possui em média 90 kcal.
“Estipulamos que um indivíduo, por dia, destine 30% das suas calorias para as
gorduras, sendo 20% para mono e poli-insaturada e 7% (ou, no máximo, 10%) para
as saturadas. Vejo que as pessoas conseguem se adequar a quantidade de forma
correta, mas a escolha pela qualidade da gordura ainda não está muito bem
concretizada”, afirma. Já as gorduras trans, esterificadas e hidrogenadas não
são indicadas, pois são modificadas em laboratório e não são identificadas pelo
organismo, formando placas de ateroma. Qualquer pessoa, saudável ou não, deve
evitá-las.

Outro risco de uma dieta rica em gordura é que as
consequências em longo prazo podem não ser boa. Quando alguém utiliza a gordura
como fonte principal de energia, o organismo tem um trabalho maior e isso faz
com que se perca peso. Mas pode causar também aumento de LDL no sangue, o que é
um pré-fator de risco de doenças cardiovasculares, como AVC, placa de ateroma,
dislipidemia e síndrome metabólica. Além disso, o tecido adiposo é um órgão que
produz substâncias inflamatórias e que participa do metabolismo de hormônios
como o estrogênio, que, em excesso, é fator de risco para o câncer. “Ou seja, se
emagrecemos por um lado, ficamos “doentes” por outro” alerta.

Para a
nutricionista, a reeducação alimentar sempre será o melhor caminho. “Precisamos
de um equilíbrio de nutrientes e, para conseguir isso, temos que adquirir
hábitos alimentares saudáveis, balanceados em carboidratos, proteínas, lipídios,
vitaminas e minerais. O segredo está na quantidade e qualidade, sem sacrifícios
e sofrimento. A dieta deve ser vista como mudança de estilo de vida e não como
seu primeiro rival. Quando vestimos essa camisa, o sucesso acaba sendo
alcançado. Só depende de cada um”.

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