Cuidado com os falsos “alimentos saudáveis” como a barrinha de cereal

Regimes ditos milagrosos que prometem a perda rápida de peso sem uma orientação
de um profissional são sempre um risco para a saúde. Uma das atitudes mais
comuns de quem quer emagrecer rapidamente é ir ao supermercado e comprar uma
série de opções aparentemente saudáveis, como barrinhas de cereais, sopas
instantâneas, adoçante e sucos de caixinha. Supostamente benéficos à dieta,
muitas vezes esses produtos são, na realidade, “falsos” alimentos
saudáveis.

“Basear-se em itens industrializados com alegações de
marketing emagrecedor é um grande erro. O ideal é consumir alimentos naturais e
deixar os industrializados para situações de emergência, sempre procurando
limitar sua quantidade”, alerta o nutrólogo Dr. Celso Cukier do Hospital e
Maternidade São Luiz.

Longe de serem “light”, muitos desses produtos
trazem altas concentrações de açúcar, sódio e gordura. Muitas pessoas compram
esses produtos sem se preocupar em olhar as informações nutricionais contidas no
verso. Com isso, os consumidores acabam ingerindo nutrientes prejudiciais ao
organismo sem perceber, ultrapassando muito a quantidade máxima diária
recomendada.

“O rótulo é nosso principal aliado, mas faltam programas
educacionais orientando como analisá-los”, explica. É preciso ficar atento
principalmente às informações referentes a carboidratos, proteínas, gorduras,
colesterol, fibra e sódio.

Barrinhas de cereais normalmente entram na
sacola de muitas mulheres que pensam em emagrecer e levar uma vida mais
saudável, evitando as frituras e entrando no mundo dos cereais. Mas elas, muitas
vezes, estão enganadas diante da sua escolha. Para ficarem mais gostosas e
atraentes muitas das barrinhas têm coberturas de chocolate, mousse de limão,
mel, açúcar refinado entre outros alimentos. Neste caso, o nutrólogo orienta a
procurar frutas desidratadas (como damasco, ameixa, uva passa) e sementes
oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes). Quanto mais evitar alimentos
industrializados, melhor. Segundo o Dr. Celso Cukier, a ingestão de água ajuda a
hidratar o corpo além dos diversos benefícios que proporciona à nossa saúde. Ela
é indispensável na vida de qualquer pessoa.

“Outra cilada é a bolacha
água e sal. Considerando que cada bolacha tem uma média de 30 calorias, quatro
unidades equivalem ao mesmo valor calórico de um pão francês, mas com uma
quantidade muito superior de gordura”, explica o nutrólogo.

Os “falsos”
alimentos saudáveis não são proibidos. Se por ventura um dia você esquecer de
preparar algo natural, não precisa evitar comer as barrinhas de cereais, mas
tente ao máximo levar alimentos de casa ao invés de comprar os industrializados.
“Já para perder peso, a receita é associar restrição calórica e atividade
física”, finaliza Cukier.

bolsa de mulher

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