A logo ou O logo?

É correto dizer logomarca? Não seria logotipo?

O termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca, que já entrou para o dicionário, seria uma redundância: o significado do significado. É mico dizer logomarca? Sim! E ainda existem designers, marketeiros e publicitários que utilizam o termo “logomarca”. E, sim, esse termo existe no dicionário. Mas é só no Brasil que este termo existe; o restante do mundo utiliza variações de logo, logotipo ou marca – mas nunca logomarca.

Logomarca,         um erro
O design é uma profissão nova         e por isso padrões ainda não existem ou estão sendo         produzidos e difundidos. Não temos padrão para quase nada,         desde salário até saber o que é e o que deixa de         ser a profissão. Entre esses padrões que ainda não         existem, está o padrão terminológico. Em profissões         antigas os termos estão bem claros e não há dúvidas         sobre eles, mas no nosso caso, sempre temos que estudar um termo novo         para verificar se a utilização dele é correta ou         não.              Muito utilizado principalmente por publicitários         e marketeiros, este termo tem se difundido também entre os profissionais         do design para se referir ao logotipo. Muita gente diz que está         errado, outros dizem que está correto, alguns defendem o neologismo,         outros afirmam que é uma aberração, mas só         a pesquisa nos trará luz à questão.              Justamente por causa dessa falta de paradigmas         alguns profissionais e professores utilizam e difundem termos que não         são os melhores para determinados objetos. Um deles e talvez o         mais polêmico seja o logotipo.              Vira e mexe temos a mesma discussão         sobre esse termo, por isso eu penso que seja muito importante sermos bastante         sérios a este respeito, para o bem e o crescimento dessa profissão.         Então vamos analisar alguns termos e sua raiz etimológica         para ver se estão corretos ou são só vícios         de linguagem.
Logomarca         como neologismo
Neologismo é a criação         de um nome novo para alguma coisa, ou um novo significado para um nome         velho. Para que a “logomarca” seja um neologismo, temos que         admitir que é um termo novo ou que é um termo antigo que         está sendo tomado por um novo significado. Sim, admito que “logomarca”         é um termo novo, mas isso não significa que seja correto         empregá-lo como sinônimo de logotipo. Qualquer palavra pode         ser um termo novo para algum objeto, desde que o povo a utilize para este         mesmo objeto ou sentido. Mas isso não significa que esteja correto.         A menos que seja uma forma conotativa da palavra, o que não é         o caso da logomarca, desde que este termo é utilizado para um único         tipo de objeto e significado. Então, não podemos aceitar         o termo logomarca simplesmente por ser um neologismo.
Sentido         etimológico do termo
O termo logomarca é formado pela         união de “Logo” e “Marca”.              Logo, vem do grego Lógos. Significa         palavra, uma narração ou pronunciamento, verbo, conceito,         idéia. Mas não palavra como esta é falada ou escrita,         mas o significado dela, ou seja, o conceito. Reforço ainda o conceito         de Logos, dizendo que o termo “palavra” puro e simples no grego         é Lexi.              Marca, vem do germânico Marka. Quando         traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês         para o latim temos o termo Signum, que traduz-se claramente para significado.         E mesmo no português, e no uso moderno da palavra, marca significa         tudo aquilo que uma empresa representa. Sendo assim, logomarca é         um termo redundante: significado do significado. Assim vemos porque não         podemos utilizar este termo para falar sobre um Logotipo.
Logotipo,         um possível padrão
Nunca vi absolutamente ninguém dizer         que este termo está errado. Mas mesmo assim, vamos analisá-lo         para ter certeza disso. Esta palavra é formada pela união         dos termos “Logo” e “Tipo”. “Logo”, como         já foi explicado, significa o conceito, idéia ou significado         de uma palavra.              Tipo, do grego týpos. Em inglês         traduzimos para type, que para o português significa tipo, gênero;         figura; sinal, símbolo; modelo, amostra, maquete. É aí         que mora o perigo: é muito mais difícil estudar qualquer         assunto em português do que em inglês porque temos muitos         significados para uma mesma palavra. Tipo neste caso significa um sinal         ou símbolo, uma figura, um desenho. Exemplo: as vogais como “a”,         são tipos (símbolos gráficos) dos sons que emitimos.              Para este mesmo termo, temos ainda dois         outros correspondentes em grego. Se você procurar um bom léxico         inglês-grego, e procurar o termo logotype (tudo junto, não         um depois o outro) você vai ver que symplegma e logotypos têm         o mesmo significado já explicado acima. Aliás, poderíamos         mesmo adotar como um neologismo o termo “symplegma”. Imagina         só o seu diretor de arte dizendo: “hum, esta symplegma não         está como o cliente pediu”!              Sendo assim logotipo é: o símbolo         visível de um conceito. Este termo é perfeito para o que         ele significa, pois é justamente o que fazemos. Temos uma empresa         cliente que nos dá um conceito (logo) a trabalhar, e nós         somos incumbidos a fazer um símbolo gráfico (tipo) para         este conceito. Este tipo pode ser somente um desenho, sem nenhuma letra         para se ler, ou somente as letras do nome da empresa, mas desenhadas de         forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um desenho e o nome da empresa,         juntos, mostrando o símbolo gráfico de um conceito ou logotipo.
Anúncios

Um comentário sobre “A logo ou O logo?

  1. Oi, concordo que o Designer é uma profissão nova. Mas ao longo da história o artista, o publicitário, arquitetos, professores de Educação Artística e outros profissionais trabalharam com logo. Assim, cabe verificar conceitos já usados, fortalece-los e, ainda atualizá-los. Assim, “O design NÃO é uma profissão nova e por isso padrões ainda não existem ou estão sendo produzidos e difundidos.” O não é meu, justificado anteriormente, ok? Penso ser esta a nossa função aprender e ensinar. Trocando informações, somamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s